Como aliar a categoria plant-based a de produtos orgânicos no mercado de bebidas?

Produtos plant-based (que na tradução literal significa produtos à base de plantas) têm ganhado cada vez mais a atenção do consumidor final.

Apenas nos últimos 5 anos, o mercado de plant-based registrou um aumento anual de 11,1%, segundo informações do Euromonitor. Para 2025, de acordo com a mesma fonte, a estimativa é que o segmento venda aproximadamente US$ 131,8 milhões no Brasil.

A expansão de lojas especializadas, o aumento do espaço entre os corredores dos atacadistas e supermercados, feiras em locais específicos ou itinerantes ao longo das grandes cidades mostram que a busca por produtos orgânicos e à base de plantas tem sido cada vez maior, não podendo faltar nas gôndolas de compra do fim do mês.

Segundo um estudo realizado pela MindMiners, (2021/2022), 44% de respondentes em uma amostra de brasileiros dizem se importar com o valor nutricional e funcionalidade dos alimentos. Além disso, 68% têm algum tipo de interesse em alimentos orgânicos e 47% gostam de comprar produtos orgânicos, porém não compram com tanta frequência. Entre as razões listadas por quem não consome, estão: “são caros” (63%), “não estão disponíveis onde faço compras” (30%) e “não sei identificar se são orgânicos ou não” (20%).

Um dos principais desafios na atualidade, ao aliar a categoria de produtos à base de plantas a de produtos orgânicos, é encontrar ingredientes que conciliam as duas principais motivações de consumo: saudabilidade e sustentabilidade.

“Porém é possível sim, encontrar produtos plant-based orgânicos, já que ingredientes como a soja, derivados do coco e extratos vegetais podem ser encontrados na versão orgânica. Um fator que não podemos deixar de citar para este tipo de produto é o custo, que tende a ser mais elevado. Por esse motivo é necessário uma pesquisa de mercado considerando o público alvo a ser atingido, concorrência, entre outros”, afirma Guilherme Sanchez, do time de Marketing da Vogler.

Aliado à qualidade, funcionalidade e saudabilidade, a Vogler hoje oferece um portfólio recheado com soluções como estas, pensadas no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas. São diversas soluções, tais como:

  •  Extratos botânicos;
  •  Proteínas vegetais;
  •  Gomas e hidrocolóides;
  •  Corantes naturais;
  •  Fibras solúveis e insolúveis;
  •  Óleos e gorduras;
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