As mudanças no comportamento e os novos estilos de vida da população, bem como o aumento de renda, do grau de escolaridade e maior acesso às informações, refletem diretamente nos hábitos de compra e preferência do consumidor brasileiro. Consequentemente, são esses fatores que fazem com que a indústria de alimentos e bebidas explorem soluções e desenvolvam alternativas para o mercado.
Segundo um estudo do The South Australian Food Centre, os consumidores estão buscando produtos que sejam saudáveis, convenientes e que oferecem uma boa relação de custo e benefício. A busca pela funcionalidade faz com que o mercado de refeições prontas se destaque com um grande potencial de crescimento, já que podem desenvolver alternativas mais saborosas, saudáveis, de rápido preparo e consumo a preços acessíveis.
Reforçando esse padrão de consumo, uma pesquisa realizada pela Business Insights aponta que as refeições prontas representam a categoria mais importante para a ‘economia de tempo’ dos consumidores. Ainda assim, os resultados deixam claro que mesmo com grande receptividade em relação à economia de tempo e esforço na cozinha, é importante que esses produtos sejam saudáveis e de qualidade.
O snack como alternativa funcional
Os snacks estão perdendo as características de junk food e ganhando espaço na dieta do consumidor que precisa ser alimentar com praticidade, mas sem sacrificar a sua saúde, a forma física ou o prazer de uma boa comida.
Por estar atrelada a funcionalidade, a categoria pode abranger uma grande variedade de produtos, desde lanches, refeições leves, petiscos, salgadinhos, salgados e até frutas em pedaços.
A ideia dos snacks é proporcionar a redução do tempo de consumo ou a eliminação da necessidade de utensílios domésticos tradicionais para a alimentação, o que permite a individualização do consumo em casa, no trabalho ou até mesmo no trânsito.
Dicas para atrelar a conveniência e a funcionalidade ao produto
· Aposte em refeições prontas preparadas com receitas caseiras ou em produtos que facilitem o preparo de refeições tradicionais.
· Desenvolva kits completos e pratos leves para quem deseja fazer dieta de emagrecimento. · Invista na sensorialidade e saudabilidade das refeições.
· Trabalhe a relação do custo-benefício.
· Vá além e forneça molhos prontos e temperos sofisticados que podem facilitar o consumo de determinadas refeições.
Quer saber como a Vogler pode te ajudar? Acesse www.vogler.com.br
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.