O impacto do aumento da expectativa de vida do consumidor sênior moderno

A sociedade atual vem passando por inúmeras mudanças. Pesquisas sobre censo demográfico e hábitos de consumo vem mostrando que a população brasileira está envelhecendo. Menos nascimentos, mais longevidade e uma medicina que faz aumentar a expectativa de vida têm reforçado esse movimento.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, entre 2015 e 2050, a proporção da população mundial com mais de 60 anos vai passar de 12% para 22%. Essa transformação impacta em diversos segmentos da indústria de alimentos e bebidas. Mas como a mercado tem se preparado para atender essa demanda? Entrevistamos Gabriela Nogueira, da Inteligência de Mercado da Vogler para saber um pouco mais sobre o assunto.

A geração idosa tem se reinventado no que diz respeito ao consumo já que, com o passar dos tempos, as famílias têm diminuído cada vez mais de tamanho e os mais velhos deixam de ser assistidos pelos mais jovens como era antigamente. Surge então um consumidor sênior moderno e mais independente.

“A partir daí, é responsabilidade das indústrias dos mais variados segmentos, proporem soluções que auxiliem os idosos nesse novo modelo de vida. Porém, o que ainda vemos são poucos produtos direcionados a este público”, conta Gabriela.

E por que não criar produtos voltados especificamente aos idosos? Para a inclusão deste segmento, existe um universo de oportunidades ainda não explorado. A começar, por exemplo, pelas embalagens: letras maiores, layouts pensados para esse consumidor e maior facilidade ao abrir alguns itens são alguns dos cuidados que poderiam ser levados em consideração.

“Outra questão é quanto a produção de alimentos mais macios e suaves, ainda assim com qualidade, sabor e nutrição, para aqueles com dificuldades de morder alimentos mais duros, por exemplo. É o caso das barras proteicas mais softs que a Vogler desenvolve junto com os clientes e que levam uma tecnologia pensada no segmento sênior”, complementa a profissional.

Quanto a saúde, é importante pensar nos nutrientes necessários ao idoso, pois ele já não retém mais tanto e os produtos que suplementam essa falta são uma excelente opção. “Temos que pensar em soluções práticas, saudáveis e acessíveis a este público para que possam se ver cercado de opções, sem ter que se preocupar em procurar esses produtos”, finaliza Gabriela.

Para ajudar a indústria no desenvolvimento de produtos diversificados, com mais minerais e vitaminas, e tecnologia própria para o segmento sênior, a Vogler Ingredients dispõe de um catálogo completo de soluções como:

 

  • Sub4salt: redução do sal (sódio) e aliado no controle da pressão arterial;
  • Proteínas (whey e veg): suplementação de proteína e prevenção contra sarcopenia;
  • Ômegas: para funções cognitivas;
  • Extratos naturais: imunidade, alternativa ao café, polifenóis e antioxidantes;
  • Cálcio: proteção óssea;
  • Softbar: texturas soft ou menos duras para produtos protéicos;
  • Spreads fortificados: ajudam na ingestão de nutrientes;
  • Fibras;
  • Colágeno: principal proteína estrutural do corpo, dando firmeza, sustentação e elasticidade à pele, cartilagens e músculos;
  • Aromas: intensificam o sabor e o odor (importante nessa fase da vida, onde ocorrem mudanças no paladar);
  • Vitamina C: fortalecimento do sistema imunológico, poderoso antioxidante e auxilia na absorção do ferro.

 

Quer saber mais sobre o produtos da Vogler para o segmento sênior? Entre em contato com um de nossos consultores técnicos.

 

Gabriela Nogueira
Vogler

gabriela Nogueira

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