Skip to content
    • Português Português
      • Português Português
      • English English
    • Português Português
      • Português Português
      • English English
    VoglerVoglerVogler
      • Sobre Nós
      • Systems
      • Produtos
        • Ingredients
        • Flavors
        • Health & Performance
        • Plant-Based
      • Parceiros
      • Blog
      • Contato
        • Fale Conosco
        • Ouvidoria
        • Trabalhe Conosco
      • Voglershop
      • VoglerShop
      Blog Brasil

      Como ter uma comunicação transparente dos processos às embalagens

      Posted on 8 de janeiro de 202124 de janeiro de 2022 by Vogler
      08
      jan

      O processo de compra de um produto estimula uma série de sensações no consumidor. Elas vão desde o impacto da comunicação em campanhas publicitárias até o desejo pelo produto ao vê-lo bem posicionado no ponto de venda. Para cada etapa, as estratégias são fundamentais para aumentar a atração e fidelização do cliente.

      Um elemento-chave desse processo são as embalagens. Elas são responsáveis pela comunicação entre a marca e o consumidor final e devem ser vistas como um item que merece destaque especial, além de manterem a integridade, proteção e conservação dos alimentos.

      Conversamos com a equipe de marketing e do regulatório da Vogler para trazer abordar informações importantes que devem constar nas embalagens. Confira!

      Aspectos importantes para a criação de uma embalagem

      Do ponto de vista do marketing, um aspecto muito importante a ser levado em conta é a identidade da marca. Muitas criam símbolos, personagens ou slogans que contribuem para que o produto se destaque no mercado.

      Já do ponto de vista de custos, é necessário considerar o valor de produção e como esse item chegará à casa do consumidor. “É preciso que a indústria de alimentos tenha esse cuidado tanto na formulação do produto quanto na embalagem. Considerar o que pode e o que não pode acontecer com aquele produto em cada etapa da cadeia produtiva e logística, e assim analisar qual a melhor embalagem para o tipo de alimento. Qual a durabilidade? Será funcional ou prática? Tem tampa ou é preciso cortar para abrir? Quais soluções e praticidade a sua embalagem promove?”, explica Caroline Souza, de Comunicação e Marketing da Vogler.

      Quanto a questões regulamentares, é muito importante que o fabricante se atente às obrigatoriedades de rotulagem e embalagem exigidas pela categoria em que seu produto se encontra. Alguns itens obrigatórios podem variar de um alimento para outro.

      “Basicamente, é exigido o nome do produto, a marca, o nome e dados do fabricante e/ou distribuidor, número do lote, data de fabricação, validade, informações nutricionais, a descrição dos ingredientes aditivos em ordem crescente e também uma forma de contato para que o consumidor possa facilmente procurar aquela fabricante se necessário, o SAC”, conta Andreza Moreti, coordenadora de Qualidade e Produto da Vogler.

      Como atrair os clientes por meio da embalagem

      As embalagens precisam traduzir a mensagem que a marca quer passar e muitas vezes elas agregam ainda mais valor ao produto. Cada vez mais interativas, elas conectam seus consumidores, independente da faixa etária, à marca. Utilizar QRCodes que levam ao acesso de outras informações ou jogos para o público infantil, por exemplo, é uma boa opção.

      Outras formas de atrair o cliente são as embalagens tipo refil, tamanho família, e pague X leve Y. No entanto, essas são abordagens que devem ser avaliadas de acordo com variáveis como público alvo.

      Cuidado com os erros

      É necessário ter muito cuidado com alguns fatores que possam induzir o consumidor ao erro, como incluir informações inverídicas. “Por isso é muito importante estar sempre atento à legislação para saber o que pode e o que não pode colocar de informação na sua embalagem”, afirma Andreza

      Ao cometer erros desse tipo, as empresas podem ser autuadas e até terem seus produtos passíveis de recolhimento, trazendo um enorme prejuízo, tanto financeiro quanto de imagem e credibilidade. Caroline completa que as indústrias precisam ser transparentes com o consumidor, inclusive na embalagem.

      Dicas para uma embalagem atrativa, comunicativa e que atende às regulamentações

      1. Estude bem o seu público: o que ele quer ver no produto? Prefere embalagens plásticas ou sustentáveis? Quer praticidade ou procura produtos premium?
      2. Pense no seu produto: como ele será conservado durante toda a cadeia logística? Como entregar boas experiências e benefícios ao consumidor?
      3. Se atente à regulamentação olhando sempre para a categoria específica do seu produto. As informações estão corretas?
      4. Analise se sua embalagem tem de fato a qualidade que a empresa quer entregar. Ela pode ser bonita e funcional, mas é segura? É confortável para o manuseio?

      Conte com a Vogler para pensar em claims para o seu produto. Temos um time completo que pode te ajudar em questões que vão desde o estudo de mercado, até o desenvolvimento de produtos e questões regulatórias. Entre em contato com a gente!

       

      Andreza Moreti e Caroline Souza
      Coordenadora de Qualidade   |  Comunicação

      Esse registro foi postado em Blog Brasil. Adicione aos favoritos.
      Vogler

      O flexitarianismo e a adesão às bebidas vegetais
      Como alimentos prebióticos influenciam na aceitação sensorial

      Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Vogler.

      Deixe um comentário Cancelar resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Categorias
      Posts recentes
      • Festa Junina e Dia de São João
      • Um novo olhar em realce de sabor com extratos de levedura
      • Desafios em formulações mais saudáveis com chocolate
      • Espalháveis indulgentes: cremosidade que acalma
      • Prazo para se adequar as novas regras de rotulagem está chegando
      Arquivos
      • julho 2022
      • junho 2022
      • abril 2022
      • março 2022
      • janeiro 2022
      • dezembro 2021
      • novembro 2021
      • outubro 2021
      • setembro 2021
      • agosto 2021
      • julho 2021
      • junho 2021
      • abril 2021
      • março 2021
      • janeiro 2021
      • dezembro 2020
      • novembro 2020
      • outubro 2020
      • setembro 2020
      • agosto 2020
      • julho 2020
      • junho 2020
      • maio 2020
      • abril 2020
      • março 2020
      • fevereiro 2020
      • janeiro 2020
      • dezembro 2019
      • novembro 2019
      • outubro 2019
      • setembro 2019
      • agosto 2019
      • julho 2019
      • junho 2019
      • abril 2019
      • março 2019
      • fevereiro 2019
      • novembro 2018

      VOGLER

      Sistemas feitos sob medida!

      Entre em contato conosco

      Temos a solução perfeita para seus produtos. Desenvolvemos sistemas exclusivos de acordo com sua necessidade.

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Festa Junina e Dia de São João
      Um novo olhar em realce de sabor com extratos de levedura
      Desafios em formulações mais saudáveis com chocolate

      ASSINE NOSSA NEWS


      Estrada Fukutaro Yida, 1155/1173
      Cooperativa – S. Bernardo do Campo
      SP – Brasil – CEP: 09852-060

        +55 11 4393-4400 |  +55 11 2626-4424
        [email protected]

      Política de Proteção de Dados Pessoais TERMO DE NOMEAÇÃO DE ENCARREGADO
      • Sobre Nós
      • Systems
      • Produtos
      • Parceiros
      • Blog
      • Contato
      • Voglershop

      Copyright 2022 © Vogler - Desenvolvido pela agência Ânggulo

      • Sobre Nós
      • Systems
      • Produtos
        • Ingredients
        • Flavors
        • Health & Performance
        • Plant-Based
      • Parceiros
      • Blog
      • Contato
        • Fale Conosco
        • Ouvidoria
        • Trabalhe Conosco
      • Voglershop
      Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
      Configurações de cookiesRejeitarAceitarPolítica de Privacidade
      Gerenciar consentimento

      Visão geral de privacidade

      Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
      Funcional
      Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
      Performance
      Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
      Análise
      Os cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
      Propaganda
      Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
      Necessário
      Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.
      SALVAR E ACEITAR
      Desenvolvido por CookieYes Logo

      Entrar

      Perdeu sua senha?