Como ter uma comunicação transparente dos processos às embalagens

O processo de compra de um produto estimula uma série de sensações no consumidor. Elas vão desde o impacto da comunicação em campanhas publicitárias até o desejo pelo produto ao vê-lo bem posicionado no ponto de venda. Para cada etapa, as estratégias são fundamentais para aumentar a atração e fidelização do cliente.

Um elemento-chave desse processo são as embalagens. Elas são responsáveis pela comunicação entre a marca e o consumidor final e devem ser vistas como um item que merece destaque especial, além de manterem a integridade, proteção e conservação dos alimentos.

Conversamos com a equipe de marketing e do regulatório da Vogler para trazer abordar informações importantes que devem constar nas embalagens. Confira!

Aspectos importantes para a criação de uma embalagem

Do ponto de vista do marketing, um aspecto muito importante a ser levado em conta é a identidade da marca. Muitas criam símbolos, personagens ou slogans que contribuem para que o produto se destaque no mercado.

Já do ponto de vista de custos, é necessário considerar o valor de produção e como esse item chegará à casa do consumidor. “É preciso que a indústria de alimentos tenha esse cuidado tanto na formulação do produto quanto na embalagem. Considerar o que pode e o que não pode acontecer com aquele produto em cada etapa da cadeia produtiva e logística, e assim analisar qual a melhor embalagem para o tipo de alimento. Qual a durabilidade? Será funcional ou prática? Tem tampa ou é preciso cortar para abrir? Quais soluções e praticidade a sua embalagem promove?”, explica Caroline Souza, de Comunicação e Marketing da Vogler.

Quanto a questões regulamentares, é muito importante que o fabricante se atente às obrigatoriedades de rotulagem e embalagem exigidas pela categoria em que seu produto se encontra. Alguns itens obrigatórios podem variar de um alimento para outro.

“Basicamente, é exigido o nome do produto, a marca, o nome e dados do fabricante e/ou distribuidor, número do lote, data de fabricação, validade, informações nutricionais, a descrição dos ingredientes aditivos em ordem crescente e também uma forma de contato para que o consumidor possa facilmente procurar aquela fabricante se necessário, o SAC”, conta Andreza Moreti, coordenadora de Qualidade e Produto da Vogler.

Como atrair os clientes por meio da embalagem

As embalagens precisam traduzir a mensagem que a marca quer passar e muitas vezes elas agregam ainda mais valor ao produto. Cada vez mais interativas, elas conectam seus consumidores, independente da faixa etária, à marca. Utilizar QRCodes que levam ao acesso de outras informações ou jogos para o público infantil, por exemplo, é uma boa opção.

Outras formas de atrair o cliente são as embalagens tipo refil, tamanho família, e pague X leve Y. No entanto, essas são abordagens que devem ser avaliadas de acordo com variáveis como público alvo.

Cuidado com os erros

É necessário ter muito cuidado com alguns fatores que possam induzir o consumidor ao erro, como incluir informações inverídicas. “Por isso é muito importante estar sempre atento à legislação para saber o que pode e o que não pode colocar de informação na sua embalagem”, afirma Andreza

Ao cometer erros desse tipo, as empresas podem ser autuadas e até terem seus produtos passíveis de recolhimento, trazendo um enorme prejuízo, tanto financeiro quanto de imagem e credibilidade. Caroline completa que as indústrias precisam ser transparentes com o consumidor, inclusive na embalagem.

Dicas para uma embalagem atrativa, comunicativa e que atende às regulamentações

1. Estude bem o seu público: o que ele quer ver no produto? Prefere embalagens plásticas ou sustentáveis? Quer praticidade ou procura produtos premium?
2. Pense no seu produto: como ele será conservado durante toda a cadeia logística? Como entregar boas experiências e benefícios ao consumidor?
3. Se atente à regulamentação olhando sempre para a categoria específica do seu produto. As informações estão corretas?
4. Analise se sua embalagem tem de fato a qualidade que a empresa quer entregar. Ela pode ser bonita e funcional, mas é segura? É confortável para o manuseio?

Conte com a Vogler para pensar em claims para o seu produto. Temos um time completo que pode te ajudar em questões que vão desde o estudo de mercado, até o desenvolvimento de produtos e questões regulatórias. Entre em contato com a gente!

 

Andreza Moreti Caroline Souza
Coordenadora de Qualidade   |  Comunicação

Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *