Extratos de levedura para redução de sódio

Extrato de levedura para redução de sódio

Com o aumento da preocupação dos consumidores com a saúde e a qualidade dos alimentos que consomem, o uso de extrato de levedura tem se tornado uma solução atraente para a indústria alimentícia, que busca oferecer produtos mais saudáveis e com menos sódio, sem comprometer o sabor e a qualidade dos alimentos.

 

O que é extrato de levedura?

O extrato de levedura nada mais é do que uma substância natural obtida a partir da fermentação de leveduras, que são fungos unicelulares utilizados há séculos na produção de alimentos e bebidas fermentadas.

A produção do extrato de levedura começa com leveduras frescas e conta com três principais etapas de produção: fermentação, quebra da parede celular do organismo (autólise) e separação. Para começar, as leveduras passam por um processo de multiplicação celular, resultando em um creme pronto para ser processado.

Logo em seguida, o creme de levedura é mantido sob temperatura controlada, o que provoca a ativação das enzimas internas do microrganismo. Essas enzimas começam a quebrar as proteínas e outras macromoléculas presentes na parede celular em moléculas menores. Esse processo é conhecido como “autólise”, mais comumente chamado de autodigestão, que é o processo pela qual a célula se autodestrói pela ação das suas próprias enzimas. Ao final, realiza-se a separação e a lavagem onde são separadas a parede celular do interior da célula.

 

O problema do excesso de sódio na alimentação

Adicionar sal à comida está associado a uma menor expectativa de vida e a um maior risco de morte precoce. É o que mostra um estudo realizado no Reino Unido no ano passado. A pesquisa analisou cerca de 500 pessoas, que responderam a um questionário entre os anos de 2006 e 2010 sobre hábitos relacionados ao consumo do sal.

O consumo da famosa iguaria está também relacionado ao aumento no risco de doenças crônicas, tais como doenças renais, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outras,

Mas então, qual a quantidade diária recomendada? De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa adulta deve consumir diariamente menos de 5 gramas de sal – que equivale a menos de uma colher de chá rasa.

 

Extrato de levedura como alternativa mais saudável para redução de sódio

O extrato de levedura é uma opção de ingrediente natural (e mais saudável) que pode ser usado como substituto do sal em alimentos e formulações no geral, ajudando na redução do consumo de sódio na dieta. Isso se deve ao seu sabor umami, que confere notas salgadas sem a adição de sal propriamente dito.

Ele é rico em ácido glutâmico ou glutamato, que dá esses sabores tão comuns de umami, que é descrito como “saboroso” ou “delicioso”, além de realçar e melhorar o sabor do alimento.

Além da redução de sódio, o extrato de levedura é uma fonte rica em vitaminas do complexo B, proteínas e minerais, o que o torna um ingrediente nutricionalmente valioso em alimentos. Confira outros benefícios:

·        Intensifica o sabor adicionando diversas notas aromáticas e sabores, como umami e kokumi.

·        Ajuda em formulações mais saudáveis, contribuindo para a redução de sal, açúcares e gorduras.

·        O extrato de levedura é um ingrediente de origem não animal, tornando-o uma solução mais saudável para o mercado de plant-based.

·         

Conheça as soluções da Vogler

Na Vogler, uma empresa Azelis, oferecemos uma ampla variedade de soluções em ingredientes que visam a redução do sódio em formulações de alimentos. Entre esses ingredientes, destacamos o extrato de levedura, que é uma excelente alternativa para a redução do teor de sódio.

Além disso, contamos também com vários protótipos que são pensados na saúde e qualidade de vida dos nossos clientes no nosso portfólio, como é o caso da Sopa com Fibras e Extrato de Levedura, reduzida em sódio.

Quer saber mais? Fale com o nosso time de especialistas técnicos!

Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *