Brasil Food Trends: 3 tendências do mercado de ingredientes para 2020

Com o objetivo de contribuir com os esforços do campo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do mercado alimentício, o Grupo Estratégico BFT 2020 apresentou o Brasil Food Trends 2020. O estudo é produzido anualmente a partir de uma varredura sobre as tendências e inovações no nicho de ingredientes alimentícios, antecipando uma mudança no comportamento do público para que as empresas se adequem com mais agilidade.

Segundo o documento, em um panorama geral, os brasileiros têm buscado produtos e ingredientes naturais. O cuidado com a saúde também se confirma durante a pandemia, em que o consumidor investe em alimentos que contribuam para o fortalecimento da imunidade, por exemplo. Além disso, o número de pessoas preocupadas com o consumo consciente e com os impactos ambientais dos produtos e embalagens passa a ser mais significante.

Confira as macrotendências apresentadas no Brasil Food Trends 2020 e mantenha a sua empresa à frente das demandas do consumidor:

1) Soluções para imunidade e controle de peso

A concorrência nas plataformas de inovação apresentadas no estudo como Performance e Estética, Saúde Cardiovascular ou Saúde dos Olhos será acirrada quando o assunto for ingredientes com benefícios a saúde. Surgirão novas oportunidades em segmentos específicos a partir do uso de edulcorantes, substitutos de gordura ou moderadores de apetite para a suplementação nutricional, controle de peso, saciedade e até imunidade. A eficácia e a segurança também serão competências centrais para a obtenção de vantagens competitivas.

2) Reformulação de produtos para oferecer opções mais naturais e saudáveis

Reformular produtos será um passo necessário a ser dado, uma vez que há uma demanda por segurança, redução ou substituição de alimentos. A redução ou substituição total e/ou parcial de açúcar, gorduras e sódio é uma das principais tendências na formulação de produtos.

Já o aprimoramento dos produtos alimentícios promoverá o crescimento de setores específicos como o da saudabilidade. Os ingredientes naturais e orgânicos, os extratos vegetais e as enzimas são ingredientes que ganham nova perspectivas para impulsionar a produção orgânica, sustentável e de origem natural.

3) Adequação às novas tecnologias

Liberação controlada de ingredientes, biofuncionalidade, enzimas e novas texturas cores, aromas e sabores compõem as novidades de avanços tecnológicos no mercado. Os setores também devem estar preparados para novas assimilações e competências como o desenvolvimento de ingredientes microencapsulados e nanossensores.

Esses itens apontam caminhos que nortearão a indústria alimentícia no próximo ano, e a Vogler Ingredients não fica de fora dessa. Sempre preparada e à disposição para atender todas as demandas e exigências dos clientes, parceiros e, consequentemente, do consumidor final, a Vogler oferece as melhores soluções para produtos nutritivos, funcionais e saudáveis.

Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *