4 tendências de mercado

Em 2023, o mercado de alimentos está abraçando a criatividade, a memória afetiva e a inovação como nunca antes. Os consumidores estão buscando novas formas e combinações de sabores não convencionais que incluam ingredientes funcionais, tragam mais saúde e evocam uma história – como os gostos e aromas da infância.

 

As pessoas querem misturar sabores familiares com novidades em crescimento no mercado, seja uma sobremesa nostálgica, um prato indulgente e reconfortante ou uma opção mais saudável que priorize a sustentabilidade.

No entanto, isso não significa que a tradição está sendo deixada de lado. Pelo contrário, estamos vendo um ressurgimento de pratos e receitas consideradas tradicionais, mas agora com um toque mais moderno e audacioso. Com isso, podemos esperar uma maior variedade de sabores e opções deliciosas nas prateleiras dos mercados e cardápios para os próximos meses.

 

Alimentos mais sustentáveis

A escolha por produtos e alimentos produzidos de maneira mais sustentáveis tem crescido consideravelmente entre os brasileiros nos últimos anos, principalmente durante os anos de 2020 e 2022.

É o que mostra uma pesquisa realizada pela Similarweb, uma empresa de inteligência global, que a pedido da revista brasileira IstoÉ analisou o padrão de comportamento do consumidor brasileiro em 2020 – referente às tendências em alta como veganismo, alimentos e bebidas orgânicos, plant based, entre outros.

 

Para Guilherme Sanchez, da equipe de comunicação e marketing da Vogler, o mercado de alimentos, de uma forma geral, o mercado alimentício tem que começar a olhar com mais atenção para esse tema que tende a crescer ainda mais nos próximos anos. “Estamos vendo cada vez mais pessoas conscientes da importância de escolher alimentos sustentáveis e de apoiar empresas que adotam práticas sustentáveis em sua produção e distribuição. Por isso, é importante procurar investir em soluções que reduzem o impacto ambiental e garantem que os alimentos sejam produzidos de forma ética e responsável.”, explica Guilherme.

 

Alimentos com redução de sódio, açúcar e gordura

Alto em açúcar adicionado, alto em gordura saturada e alto em sódio: em outubro (9) do ano passado, entraram em vigor as novas regras da rotulagem nutricional dos alimentos no Brasil, estipuladas pela Anvisa, determinada pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 e Instrução Normativa nº 75, publicadas em outubro de 2020.

 

Isso quer dizer que agora, alimentos e bebidas devem constar no painel da frente da embalagem uma rotulagem nutricional – e que deve vir acompanhado do símbolo de uma lupa, mostrando para onde o consumidor deve se atentar na hora da compra.

O objetivo, para Guilherme Sanchez, é bem simples: mostrar para o consumidor final que está comprando, de forma clara e transparente, sobre o alto nível de conteúdo de nutrientes que têm um impacto direto na saúde.

Por isso, alimentos que priorizarem – ou até mesmo adaptarem às suas formulações – às novas regras, pensando em diminuir esses nutrientes, serão os mais cotados pelos consumidores que são cada vez mais conscientes a respeito do que comem e da sua saúde.

 

Alimentos plant-based de nova geração

Outra tendência que continua em alta são os alimentos plant-based. Segundo uma pesquisa realizada pelo Euromonitor, por exemplo, produtos à base de plantas estão cada vez mais ocupando as prateleiras dos mercados – só nos últimos 5 anos, o consumo de plant-based cresceu cerca de 70% no Brasil.

 

Para Guilherme Sanchez, essa tendência tem ganhado força à medida que as pessoas se tornam vegetarianas ou veganas, ou simplesmente buscam alternativas mais saudáveis e sustentáveis.

 

“Eu acredito que a tendência do plant based é uma mudança positiva na forma como encaramos a alimentação. Cada vez mais pessoas estão compreendendo a importância de uma dieta saudável e sustentável, seja através do vegetarianismo, veganismo ou pela busca de alternativas mais conscientes. Essa escolha reflete uma preocupação real com a saúde do corpo e do planeta, e pode trazer benefícios significativos para todos nós.”, afirma Guilherme.

 

Redução de custo

Os preços dos alimentos estão subindo, enquanto os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade, aos benefícios e à sustentabilidade – e ao custo-benefício dos produtos.

Por isso, o mercado alimentício está buscando maneiras de reduzir seus custos de produção, sem comprometer a qualidade ou a segurança dos alimentos. Isso inclui, por exemplo, a adoção de novas tecnologias mais eficientes, a otimização de processos e a redução do desperdício.

 

Conheça algumas soluções da Vogler

Na Vogler, acreditamos que a alimentação saudável é essencial para o bem-estar e qualidade de vida. Por isso, oferecemos diversas opções que são cuidadosamente pensadas para atender às necessidades nutricionais de nossos clientes. No nosso portfólio, destacam-se as proteínas lácteas e vegetais, as fibras solúveis e insolúveis, além de corantes e aromas naturais, entre outros.

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