Os hidrocolóides, que também são conhecidos como gomas, atuam em uma função muito importante na indústria de alimentos: dão forma e textura aos produtos. Estes ingredientes têm a capacidade de se ligar à água e por isso conferem também aumento de viscosidade.
Além disso, podem ser utilizados como gelificantes, espessantes, estabilizantes, substitutos de gordura e outras especificidades. Dentre os hidrocolóides mais conhecidos, é possível destacar as gomas xantana, guar e carboximetilcelulose. Na condição de textura gelificada, destacam-se a carragena, as pectinas, as gelatinas e os alginatos.
Segundo Ana Lúcia Quiroga, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Vogler, o seu uso isolado ou combinado permite conferir uma gama variável de textura. “Além de estabilização com a suspensão de sólidos ou mesmo emulsificação”, explica.
Uma outra característica importante dos hidrocolóides é a capacidade de aumentar a vida útil dos alimentos embalados e eliminar a gordura em produtos lácteos.
Hidrocolóides em lácteos: como inovar?
Os hidrocolóides exercem papel fundamental em produtos lácteos. Veja alguns exemplos destacados por Ana Lúcia:
- Achocolatados RTD: conferem corpo e estabilidade e auxiliam a suspensão do cacau.
- Creme de leite: conferem corpo e estabilidade e substituem parcialmente a gordura.
- Bebidas lácteas fermentadas e iogurtes: conferem corpo e estabilidade à bebidas lácteas fermentadas fluídas, colheráveis, prevenindo sinérese e estabilidade à variações de temperatura na cadeia de distribuição.
- Queijos processados: conferem corpo e textura, variando de espalhável a mais firme.
“Quanto à inovação, ela está relacionada à variedade de texturas que os hidrocolóides podem conferir. Ou seja, a utilização desse ingrediente vai possibilitar o desenvolvimento das mais variadas texturas, desde as mais mais espalháveis até as colheráveis”, conta Ana Lúcia.
A Vogler impulsionando a inovação do uso de hidrocolóides em lácteos
A Vogler é um dos maiores players no mercado de hidrocolóides para a indústria de alimentos e bebidas. “Em lácteos, podemos trabalhar de forma isolada ou com sinergia de hidrocolóides a partir de nossa linha Vogler Systems, buscando alternativas de textura, estabilização em diversas matrizes lácteas e experiências sensoriais diferenciadas”, conta Daniel Cezari, Gerente na Divisão Systems e Key Acconts.
A empresa possui, não só a expertise, mas também um vasto portfólio deste ingrediente. “Além das gomas e outras especialidades, oferecemos linhas com soluções desenvolvidas especificamente para atender as necessidades dos nossos clientes, como os sistemas estabilizantes – linha INNOSTAB -, os sistemas emulsificantes – linha INNOGUM -, e as soluções integradas – linha INNOBLEND”, complementa Daniel Zóia, Gerente de Segmento Vogler.
Saiba mais sobre este universo dos hidrocolóides. Entre em contato com o nosso time de especialistas.
Ana Lucia – P&D
Daniel Cezari – Comercial
Daniel Zoia – Comercial
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.