Aromas naturais como alternativa para produtos plant-based
Nos últimos anos, temos observado um crescente interesse das pessoas, principalmente do brasileiro, em relação à alimentação saudável, à busca por opções mais leves e também por produtos plant-based. O resultado faz parte de um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O estudo mostrou que oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para manter uma alimentação saudável e cerca de 71% das pessoas entrevistadas apontam que preferem por alimentos e produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar mais caro por eles.
Em meio a esse cenário, as empresas têm um papel fundamental em oferecer produtos que atendam a essas demandas do mercado. Uma alternativa interessante para tornar os produtos plant-based mais atrativos é o uso de aromas naturais. Essa abordagem pode oferecer diversas vantagens em relação aos aromas artificiais, uma vez que é uma alternativa que tem um apelo mais saudável e sustentável, além de proporcionar uma experiência sensorial mais autêntica.
Mas o que é um aroma natural e qual a sua função no alimento?
Os aromas utilizados na fabricação de alimentos, especialmente os naturais, têm a capacidade de dar profundidade, realçar o cheiro e até mesmo o sabor dos alimentos, além de ser possível torná-los mais doces ou salgados. Isso se deve ao fato de que muitos dos compostos que compõem os aromas são voláteis e evaporam facilmente, permitindo que os receptores de olfato e paladar identifiquem as moléculas presentes nos alimentos.
Suas moléculas são formadas principalmente por hidrocarbonetos e apresentam uma grande variedade de funções químicas que podem ser classificadas em sete principais famílias: álcoois, compostos carbonilados, ésteres, éteres, fenóis e derivados sulfurados ou azotados.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os aromas naturais são obtidos através de métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de matérias-primas que são encontradas na natureza.
Tipos de aromas naturais
Existem diversos tipos de aromas naturais que podem ser utilizados em alimentos, cada um com suas características e propriedades únicas, tais como:
- Matéria-prima aromatizante natural: entre as opções de matéria-prima aromatizante natural, é possível encontrar tanto fontes de origem animal, como queijos e carnes, quanto fontes de origem vegetal, como frutas, ervas e especiarias.
- Substância aromatizante natural: há também as substâncias aromatizantes naturais, como a vanilina, que podem ser usadas para conferir notas específicas aos alimentos.
- Produtos aromatizantes naturais: como infusões, extratos e óleos essenciais, que são produzidos a partir de matérias-primas aromatizantes naturais.
Soluções que a Vogler oferece
A Vogler é uma empresa que valoriza a qualidade e a autenticidade dos seus produtos, por isso, conta com uma linha de aromas naturais da Kerry, que oferece uma ampla variedade de opções, desde aromas para análogos de carne e leite, até panificação e bebidas. Com esses aromas, é possível dar um toque especial e saboroso a diversos tipos de formulações, sempre com a garantia de que estão sendo utilizados ingredientes de alta qualidade.
Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com nossos consultores técnicos e tire todas as suas dúvidas!
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.