O Conselho de Tendências do Whole Foods Market, rede multinacional dos supermercados dos Estados Unidos que comercializa produtos orgânicos, naturais e sem conservantes, revelou as principais tendências em ingredientes e hábitos alimentares para 2024 — no aguardado relatório anual de previsões de tendências varejistas.
Para chegar às previsões, o grupo analisa o comportamento e recorre a um painel que inclui mais de 50 participantes, desde compradores leais até fornecedores. O resultado é um guia que facilita a busca dos consumidores e especialistas por novos sabores e ingredientes. Confira abaixo algumas tendências para este ano:
- Produtos plant-based
A principal tendência deste ano será a grande procura por alimentos plant-based (ou seja, alimentos feitos a partir de ingredientes de origem vegetal, mas com a textura, a cor e o sabor parecidos com produtos à base de carne).
Um levantamento feito pela Market Research prevê o aumento de 10,7% do mercado mundial de plant-based até 2030. A expectativa é de o valor ter um boom de US$9,1 bilhões para US$20,8 bilhões em sete anos.
No Brasil, em 2022, esse setor chegou a faturar cerca de R$821 milhões de reais — o que representa um crescimento de 42% em relação ao ano anterior. Os dados são da Euromonitor, divulgados pelo The Food Institute (GFI).
Entre os alimentos mais buscados à base de plantas pelos consumidores estão análogos à carne (hamburgueres, nuggets, almondegas), iogurtes, queijo, entre outros produtos.
- Produtos com 100% cacau
Para o Whole Foods Market, alimentos com polpa do cacau ou cacau em pó na composição representam uma oportunidade para os novos consumidores que buscam alternativas mais saudáveis — como a substituição do açúcar, sem comprometer, claro, o sabor dos alimentos.
Um estudo realizado pela Abicab, em parceria com a Consultoria KPMG, revela crescimento de 9,8% na produção de chocolates no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022.
O volume atingido foi de 219 mil toneladas. Em 2022, a produção chegou a 760 mil toneladas, representando uma expansão de 8% em relação a 2021.
- Mais pimentas
Pimenta caiena, pimenta do reino, pimenta de cheiro, pimenta dedo-de-moça — independentemente do tipo, as famosas pimentas tendem a continuar a crescer, ocupando cada vez mais espaços nas prateleiras do mercado (em especial, aquelas que são diferentes/exóticas).
Ainda de acordo com a empresa Whole Foods Market, neste ano é esperado, também, uma onda de busca por molhos de ervas e óleo à base de pimentas.
As bebidas com infusão de pimenta não ficam de fora também. Opções de sucos, kombucha, smoothies prensados a frio, sucos prontos e refrigerantes podem (e vão) ganhar bastante espaço — assim como sobremesas apimentadas.
Para a Azelis | Vogler, as tendências em ingredientes para este ano são uma oportunidade para a indústria se reinventar e adaptar-se aos gostos e desejos do consumidor.
Por isso, contamos com um portfólio recheado de soluções em ingredientes, desde aromas e corantes até texturizantes — além de um Centro Tecnológico à disposição para criar as melhores soluções personalizadas para cada cliente.
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