Entenda o propósito do consumidor curioso e como a comunicação interfere na sua experiência.
A preocupação com a sustentabilidade, a diminuição do consumo de carne animal e consequentemente o aumento no consumo de opções a base de plantas e vegetais, ganham cada dia mais o poder de escolha na alimentação humana. O que era uma tendência, hoje se tornou um propósito para o consumidor curioso. Atualmente, segundo o IBOPE, 14% da população se declara vegetariana, mas esse estilo de consumo vai além da ausência de carnes na alimentação.
Um relatório da Euromonitor International apontou que esse consumidor não busca apenas conveniência, mas também produtos de alta densidade nutricional, com ingredientes mais simples, similares aos que existem em sua cozinha, mas que acima de tudo, tragam benefícios para a saúde e estejam de acordo com os seus valores, quanto à procedência, produção e mão de obra empregada.
Com essa forte migração do hábito de consumir cárneos, o mercado plant-based, que propõe uma alimentação baseada em folhas e vegetais, vem estimulando as indústrias a inovar não apenas na formulação dos alimentos, mas também na comunicação da embalagem.
A partir do momento que as empresas comunicam o seu produto de forma diferente, não o classificando como vegano ou vegetariano, é quebrada a barreira com o consumidor, despertando nele a curiosidade de consumo.
Segundo Régis Inácio, gerente de marketing da Vogler, nessa primeira experiência é essencial criar produtos indulgentes e nutritivos para poder gerar recompra, além de comunicar o apelo sustentável de forma autêntica, ética e transparente com o objetivo de criar um elo de confiança com o consumidor.
“Há alguns anos, nós tínhamos o refrigerante normal, o diet e o light. Cada um deles para um público específico, como aquele que consumia a diet provavelmente era portador de diabetes e não podia consumir açúcar, sendo que a fórmula era praticamente a mesma para a diet e a light. Essa segmentação acabava inibindo outros públicos de consumí-la. Hoje, temos opções zero açúcar, que não é específica para nenhum público. Desta forma, o consumidor pode escolher a que preferir consumir.”, completa Régis.
Na Vogler Ingredients, a maior precupação é entregar às indústrias soluções para que elas consigam desenvolver alimentos que atendam às questões de sustentabilidade, que entreguem o aporte nutricional e que também seja saboroso.
Quando falamos de hamburguer, um dos ingrediente que tem grande impacto é a gordura. Na Vogler, comercializamos a gordura de palma da parceira AAK. “Além disso, nós temos a facilidade de entregar outros ingredientes para agregar sabor, textura, estabilização e emulsificação”, conclui o gerente de marketing.
No consumo de alimentos plant-based há uma preocupação maior na substituição dos ingredientes. Como desafio temos os iogurtes, que devido à matéria prima ser o leite, os substitutos precisam entregar nutrição aliado a estabilização e indulgência.
A Vogler, em conjunto com parceiros, possui soluções para o mercado plant-based e as desenha de acordo com as tendências da indústria de alimentos. Na Divisão Vogler Systems, as características necessárias podem ser alcançadas através de blend de ingredientes personalizados para cada aplicação.
Para saber mais: [email protected] ou 4393-4400.
Régis Inácio
Gerente de Marketing
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