Os óleos e gorduras, vistos como “vilões” da indústria de alimentos, exercem um papel de altíssima relevância na nutrição de um indivíduo, ao longo de todas as suas etapas de vida. De acordo com o Technical Director da AAK, Lucas Hardy, o maior conhecimento dos consumidores com relação ao tema esclarecerá muitos argumentos que hoje são dúbios. “O mesmo acontecerá com relação ao tema de sustentabilidade atrelado a estes tipos de ingredientes”, indica.
De um modo geral, as gorduras e óleos têm exercido um papel significativo em iniciativas da indústria com relação à melhoria nutricional dos produtos, o que, muitas vezes, é desencadeado pelo consumidor ou até mesmo pelo posicionamento estratégico das marcas. Esta tendência tende a aumentar nos próximos anos com o avanço de legislações atualmente em trâmite em nosso país, como a proibição de gorduras Trans, sendo recentemente implementadas na cadeia produtiva em países mais desenvolvidos.
“As gorduras também exercem um papel-chave dentro de algumas fortes tendências globais, como produtos veganos e plant-based, tanto na funcionalidade do produto como no cumprimento do claim principal (vegano)”, aponta o Technical Director.
EXIGÊNCIAS DO MERCADO
É fundamental que os produtos atendam aos requisitos de qualidade, performance e aplicação, garantindo níveis de serviço adequados aos negócios dos clientes. Alguns mercados específicos, como o de nutrição infantil, exigem níveis baixos de contaminantes, que demandam alto conhecimento em toda a cadeia produtiva de óleos e gorduras, desde o sourcing até o processamento.
“O tema sustentabilidade também tem se tornado cada vez mais relevante dentro de mercados emergentes como o nosso. O que antes era um desejo, vem se tornando um requisito, o que é algo muito bom para a AAK dada a importância e a efetividade de nossas ações neste sentido”, reforça Hardy.
ATUAÇÃO AAK
A AAK, The Co-Development Company, firma seu compromisso em fornecer soluções em óleos e gorduras que agreguem valor ao produto final. Por isso, a empresa atua com consultorias, as AAK Academies, nas quais ensina aspectos técnicos relacionados aos óleos e gorduras.
“Atuamos no desenvolvimento de soluções que entreguem o valor esperado aos nossos clientes, em parceria com os mesmos ao longo de toda a cadeia. Contamos com flexibilidade de processos, matérias-primas, plantas-piloto de aplicações, com recursos globais disponíveis localmente e com nossa abordagem Co-Development”, detalha o executivo da AAK.
PARCERIA COM A VOGLER
A AAK investiu em uma planta por meio do projeto Green Field no Brasil, na cidade de Jundiaí (SP), há três anos. “Desde então, a Vogler tem sido nosso grande parceiro na abertura e consolidação da AAK em mercados brasileiros anteriormente não atendidos, como lácteos, panificação e também em chocolates, mercado – este último – no qual já possuíamos uma posição de liderança por causa das nossas capacidades produtivas no Uruguai”, finaliza Hardy.
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.