Aumento da demanda do consumidor por snacks

Os snacks têm, cada vez mais, se tornado uma demanda crescente no mercado de alimentos. De acordo com um levantamento realizado pela Criteo, nas primeiras semanas de abril de 2020, durante a crise da pandemia do novo coronavírus, foi registrado um crescimento de 722% na busca por snacks. Esse número superou categorias como chocolates e balas e, pães e doces, que estavam em alta nas semanas anteriores.

A análise reflete não somente uma reação às mudanças de hábitos ocasionadas pela quarentena, mas também a busca por mais praticidade. Além disso, as constantes inovações da indústria e a disponibilidade de produtos geraram uma facilidade ao consumidor que hoje está habituado a ter sempre algo à mão.

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais acostumadas a estar mastigando como uma forma de escape à ansiedade. Com estabelecimentos como bares e restaurantes fechados, os consumidores passaram mais tempo em casa e começaram a cozinhar mais suas próprias refeições, investindo em mantimentos e lanches para o dia a dia.

O segmento de snacks é bastante significativo para a indústria de alimentos no Brasil. Em 2017, por exemplo, seu faturamento anual correspondeu a um montante de R$ 22 bilhões. Ele está dividido em oito categorias:

biscoitos doces; biscoitos salgados; nozes, castanhas e mixes; chips e salgadinhos; pipoca; barrinhas de cereais; snacks de frutas; e pretzels.

 

Snacks e alimentação saudável

Apesar dos snacks serem quase que sempre associados a uma má alimentação, as opções tradicionais tiveram uma queda nas vendas, enquanto as mais saudáveis como os mixes de castanhas, têm uma previsão de aumento de 60% nos próximos anos.

O consumidor está mais preocupado com a saúde e bem-estar, mas os números de brasileiros doentes por conta da má alimentação e do sedentarismo ainda são altos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 56% dos brasileiros estão acima do peso, 21% com hipertensão, 20% com colesterol alto e 9% com diabetes.

Diante disso, a atenção se volta aos alimentos mais naturais e também ao aumento da busca por informações sobre os ingredientes que compõem o produto. Devido a esse novo comportamento do consumidor, as indústrias começam a se movimentar para atender essas novas oportunidades.

A Vogler está sempre à frente da mudança de comportamento de consumo, por isso, é preparada para auxiliar a indústria em todas as suas necessidades, dentre elas, a oferta por ingredientes funcionais que oferecem benefícios à saúde. Além disso, a empresa tem em seu portfólio soluções inovadoras que enriquecem ainda mais as formulações.

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