Os snacks têm, cada vez mais, se tornado uma demanda crescente no mercado de alimentos. De acordo com um levantamento realizado pela Criteo, nas primeiras semanas de abril de 2020, durante a crise da pandemia do novo coronavírus, foi registrado um crescimento de 722% na busca por snacks. Esse número superou categorias como chocolates e balas e, pães e doces, que estavam em alta nas semanas anteriores.
A análise reflete não somente uma reação às mudanças de hábitos ocasionadas pela quarentena, mas também a busca por mais praticidade. Além disso, as constantes inovações da indústria e a disponibilidade de produtos geraram uma facilidade ao consumidor que hoje está habituado a ter sempre algo à mão.
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais acostumadas a estar mastigando como uma forma de escape à ansiedade. Com estabelecimentos como bares e restaurantes fechados, os consumidores passaram mais tempo em casa e começaram a cozinhar mais suas próprias refeições, investindo em mantimentos e lanches para o dia a dia.
O segmento de snacks é bastante significativo para a indústria de alimentos no Brasil. Em 2017, por exemplo, seu faturamento anual correspondeu a um montante de R$ 22 bilhões. Ele está dividido em oito categorias:
biscoitos doces; biscoitos salgados; nozes, castanhas e mixes; chips e salgadinhos; pipoca; barrinhas de cereais; snacks de frutas; e pretzels.
Snacks e alimentação saudável
Apesar dos snacks serem quase que sempre associados a uma má alimentação, as opções tradicionais tiveram uma queda nas vendas, enquanto as mais saudáveis como os mixes de castanhas, têm uma previsão de aumento de 60% nos próximos anos.
O consumidor está mais preocupado com a saúde e bem-estar, mas os números de brasileiros doentes por conta da má alimentação e do sedentarismo ainda são altos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 56% dos brasileiros estão acima do peso, 21% com hipertensão, 20% com colesterol alto e 9% com diabetes.
Diante disso, a atenção se volta aos alimentos mais naturais e também ao aumento da busca por informações sobre os ingredientes que compõem o produto. Devido a esse novo comportamento do consumidor, as indústrias começam a se movimentar para atender essas novas oportunidades.
A Vogler está sempre à frente da mudança de comportamento de consumo, por isso, é preparada para auxiliar a indústria em todas as suas necessidades, dentre elas, a oferta por ingredientes funcionais que oferecem benefícios à saúde. Além disso, a empresa tem em seu portfólio soluções inovadoras que enriquecem ainda mais as formulações.
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