Os refrigerantes, apesar de refrescantes e muito apreciados pelo consumidor, têm em sua versão tradicional um alto teor de açúcares (cerca de 10%). No entanto, a indústria já começa a se movimentar para redefinir essa categoria e oferecer alternativas mais saudáveis.
De acordo com Ana Lúcia Quiroga, Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Vogler, existem algumas opções para substituir ou diminuir o uso de açúcares, transformando a bebida em um produto com muito mais benefícios.
“As alternativas para repaginar os refrigerantes envolvem, principalmente, a redução de açúcar, ingrediente usado em alta quantidade na formulação desse tipo de bebida. Os edulcorantes naturais, aromas e outros componentes podem trazer o dulçor sem prejudicar a saúde, por exemplo”, explica.
Como diminuir o açúcar
Escolher o ingrediente certo pode elevar a performance da bebida e entregar todas as características de um refrigerante, sem deixar de lado a saudabilidade.
Um exemplo disso é a linha INNODOLCE, um blend de edulcorantes exclusivo da Vogler que conferem dulçor sem aporte calórico, reduzindo significativamente o teor de açúcar. A linha ainda oferece diversas opções de misturas sinergéticas com destaque para ingredientes naturais.
“Outra opção é o uso da stevia, que tem perfil sensorial semelhante ao açúcar e alta intensidade natural”, complementa Ana Lúcia.
Uma nova alternativa que também foi desenvolvida pelo Centro Tecnológico Vogler é o uso de aromas naturais que conferem sabor doce, permitindo reduções de até 40% do açúcar e tornando o refrigerante mais saudável.
“A adição de fibras solúveis também pode conferir saudabilidade. A fibra natural do milho (polidextrose), por exemplo, tem baixa viscosidade e podem facilmente ser adicionais em bebidas, pois formam soluções claras e até transparentes”, diz a Gerente.
As bebidas saudáveis e seus benefícios
As alternativas mais saudáveis permitem um consumo sem culpa e, no caso de adição de fibras, é uma forma de contribuir para o aporte deste ingrediente que auxilia na manutenção da saúde. As fibras solúveis têm propriedades prebióticas que ajudam na saúde intestinal e, por sua vez, impactam na saúde de forma geral, como a imunidade.
“A preocupação com a saúde vem aumentando. No passado, o perfil do público consumidor de bebidas com baixo conteúdo de açúcar eram os diabéticos e pessoas preocupadas com o valor calórico e ganho de peso. Atualmente, esta preocupação se estende desde a alimentação das crianças até o público sênior. O consumidor, de forma geral, está mais atento à qualidade de sua alimentação”, finaliza Ana Lúcia.
A Vogler, juntamente com sua equipe técnica e seu Centro Tecnológico, busca constantemente soluções inovadoras para deixar os alimentos mais saudáveis. Por isso oferece uma vasta gama de ingredientes naturais como corantes, aromas, extratos vegetais, edulcorantes e fibras que auxiliam na melhoria nutricional dos alimentos.
Saiba mais sobre os produtos Vogler. Entre em contato com o nosso time de especialistas.
Ana Lúcia Quiroga
Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Vogler.
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.