O mercado de lácteos está sempre em busca de novidades que atendam às demandas dos consumidores por produtos saudáveis, saborosos e convenientes. Pensando nisso, reunimos algumas das principais tendências que devem se destacar nesse segmento em 2024. Confira abaixo!
Redução de açúcar em alimentos e bebidas
Cada vez mais, os consumidores estão conscientes dos malefícios do excesso de açúcar na alimentação e buscam alternativas que sejam menos calóricas, mas que não comprometam o sabor e a textura dos produtos.
De acordo com um estudo publicado na Revista British Medical Journal (The BMJ), o alto consumo do açúcar foi associado a riscos significativamente maiores de 45 resultados negativos para a saúde — que incluem, por exemplo, gota, obesidade, depressão, pressão alta, ataque cardíaco, entre outras doenças.
A Mintel realizou uma pesquisa que indica a quantidade de consumidores que querem tirar ou reduzir o açúcar de suas dietas, 57% dos consumidores do Reino Unido afirmam que estão tomando medidas para tirar o açúcar da dieta.
Pensando neste mercado, a Azelis | Vogler, líder de mercado na distribuição de ingredientes, tem no seu portfólio a solução Tastesense, que é uma linha de moduladores com tecnologia em redução ou substituição total de açúcar, que superam desafios como: falta de dulçor, desequilíbrio de sabor e falta de corpo.
Além dos benefícios já citados, essa linha também possui um custo consciente, fornece preenchimento em produtos com redução de açúcar, lácteos e plant-based gerando o famoso mouthfeel.
Versatilidade de sabores dos lácteos
Outra tendência que deve ganhar força em 2024 é a diversificação dos sabores dos produtos lácteos, que podem trazer mais oportunidades de consumo e fidelização dos clientes.
Além dos sabores tradicionais, como morango, baunilha e chocolate, que continuam em alta até hoje, os consumidores estão em busca de novas experiências sensoriais, que podem estar atreladas ao momento do dia, à sazonalidade, à regionalidade ou à funcionalidade dos produtos.
Por exemplo, sabores como café, chá, frutas vermelhas, mel e especiarias podem ser associados a produtos lácteos que oferecem benefícios para o desempenho, a energia, o relaxamento ou a imunidade.
A Azelis | Vogler tem à disposição aromas naturais, artificiais e idênticos aos naturais, que seguem as tendências e necessidades do mercado, podem ser aplicados em diversos produtos lácteos, como iogurtes, bebidas lácteas, sorvetes, cream cheese e requeijões.
Bebidas proteicas
As bebidas proteicas são uma categoria que vem crescendo nos últimos anos, especialmente entre os consumidores que buscam uma alimentação mais equilibrada, saudável e prática.
De acordo com uma pesquisa feita pela Mintel, os consumidores globais associam a proteína com a saúde imunológica. 46% dos consumidores na Tailândia concordam que a saúde imunológica está ligada ao consumo de proteína e 45% dos consumidores na Índia preferem consumir proteína a partir de suplementos ou bebidas.
Elas podem ser consumidas como substitutos de refeições, lanches intermediários, pré ou pós-treino, ou simplesmente como uma forma de aumentar a ingestão de proteínas na dieta.
A Arla Foods Ingredients realizou uma pesquisa questionando os consumidores onde eles esperam encontrar proteínas, e 48% deles responderam em bebidas lácteas.
Para atender essa necessidade do mercado, a Azelis | Vogler trabalha com a linha de proteínas Nutrilac. Essa linha vem 100% do soro de leite e pode ser aplicada em bebidas lácteas, iogurtes colheráveis, iogurtes bebíveis, bebidas e sobremesas acidificadas. A linha Nutrilac pode ser utilizada para substituição de gordura, é estável ao tratamento térmico num pH baixo e possui baixa viscosidade. Essa proteína faz parte de uma linha com ampla variedade de diferentes proteínas concentradas do soro de leite com muitas possibilidades de aplicação como reconstituição do leite, controle da viscosidade, aumentar o rendimento e na otimização de processos, e ainda podemos te capacitar a produzir produtos lácteos rótulo limpo (clean-label) e em bebidas e produtos lácteos frescos com alto teor de proteína. Também possuímos uma linha de proteínas vegetais que os nossos clientes podem desenvolver produtos a base de plant-based.
Além dessas tendências, o sabor também se destaca em 2024. Entre os sabores que vem crescendo, podemos citar: acerola, cereja, lavanda, doce de leite, açaí, frutas tropicais e melancia, por exemplo.
Esses sabores doces podem ser incorporados em diferentes produtos lácteos, como iogurtes, bebidas lácteas e sorvetes, e todos eles estão presentes na linha Tastesense criando produtos diferenciados e atrativos para os consumidores.
A Azelis | Vogler oferece um portfólio recheado de soluções em ingredientes que elevam a qualidade, o sabor e a saúde na hora da formulação de produtos lácteos. Com uma equipe técnica especializada, oferecemos suporte e assistência, desde a concepção até a finalização dos produtos, garantindo a satisfação e o sucesso dos seus projetos.
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.