Vivemos em um momento em que a busca por uma vida mais saudável se tornou uma prioridade para as pessoas, independentemente da idade. Deixou de ser uma tendência para se tornar um hábito. É neste cenário que o mercado de Health & Performance, que engloba produtos alimentícios voltados para o bem-estar e o desempenho físico, ganha cada vez mais destaque como uma escolha consciente e essencial para consumidores brasileiros.
Segundo um relatório da Euromonitor International, o mercado global de alimentos e bebidas saudáveis movimentou US$ 1,1 bilhões em 2020 — além disso, de acordo com o relatório do Global Wellness Summit, estima-se que o crescimento anual será de 5,1%, chegando a US$ 1,209 trilhão em 2025.
Neste artigo da news de verão, você vai entender as principais tendências deste mercado que está em crescimento e como as indústrias podem inovar em meio às novas oportunidades. Confira!
O crescimento do mercado de suplementação alimentar no Brasil
Um outro fator que contribui para o crescimento do mercado de Health & Performance é o aumento do consumo de suplementos alimentares, principalmente pelas pessoas mais idosas, que procuram complementar a dieta e fornecer nutrientes essenciais para a saúde, como vitaminas, minerais, proteínas, fibras e antioxidantes.
“O suplemento alimentar ajuda no envelhecimento saudável, pois previne ou trata doenças crônicas, melhora o sistema imunológico, aumenta a energia e a disposição, e, ainda, reduz o risco de deficiências nutricionais”, afirma Giovanna Dezotti, da Inteligência de Mercado.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), entre 2015 e 2021, houve um crescimento de 10% no consumo de suplementos alimentares no mercado brasileiro. Já em 2021, 59% dos lares tinham ao menos uma pessoa utilizando suplementos.
Quais são as oportunidades para as indústrias?
Uma das oportunidades é oferecer produtos que ajudem de alguma forma na saúde mental ou física — como os olhos, o cérebro, o coração, entre outros.
Por exemplo, com o crescimento de práticas de atividades físicas no Brasil, que teve um boom durante a pandemia, as pessoas buscam consumir produtos que ajudem na disponibilidade do corpo e que trazem, também, benefícios para a saúde no geral.
Um ingrediente que podemos citar aqui e que ajuda nisso é a luteína, um pigmento natural que tem ação antioxidante e que filtra a luz azul nociva e traz benefícios à saúde dos olhos. Ela pode ser encontrada em diversos alimentos como espinafre, couve, milho, ovos, etc. ou em suplementos alimentares.
Outro exemplo de ingrediente que podemos citar é o guaraná, uma fruta típica da Amazônia, que contém cafeína, teobromina, teofilina e taninos — que é ideal para quem busca melhorar a concentração de forma mais saudável e natural. Além disso, ele tem outros benefícios, como melhorar a memória, o humor e a disposição física.
A Azelis | Vogler oferece um portfólio diversificado e inovador com soluções em ingredientes que atendem às demandas do mercado de Health & Performance, como luteína, colágeno, probióticos, fibras, vitaminas, minerais, aromas, corantes, edulcorantes, emulsificantes, estabilizantes, conservantes e outros — além de contar também com um Centro Tecnológico especializado para te ajudar nas formulações.
Se você quer saber mais sobre as nossas soluções para o mercado de Health & Performance, acesse o nosso portfólio.
Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.